sábado, 1 de abril de 2017

FESTA DO DIA DA ÁRVORE 2017 NA TAPADA DAS NECESSDADES

FESTA DO DIA DA ÁRVORE E DA POESIA 2017 NA  TAPADA DAS NECESSIDADES, DEDICADA A FERNANDA DE CASTRO.



Comemorou-se no dia 21 de Março de 2017, na Escola Fernanda de Castro, na Tapada das Necessidades, o dia Mundial da Árvore e da Poesia. Foi distribuído pelas crianças, que participaram activamente na plantação da árvore, o livro "vinte e cinco árvores de Lisboa", oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa. Nesta cerimónia foi homenageada a figura de Fernanda de Castro.

Fernanda de Castro


Fernanda de Castro (1900-1994), foi poetisa, dramaturga, romancista, tradutora, autora de livros infantis, desenvolveu, a par da sua notável obra literária, uma acção ímpar em prol das crianças desfavorecidas. Lembrar que no início do século XX, Portugal atravessava um período de grandes carências, resultantes da entrada na Grande Guerra e do surto de tuberculose (pneumónica ou gripe espanhola). 

A ela se deve  a criação da Associação Nacional dos Parques Infantis; o parque nº 1, criado em 1933 no Jardim de S. Pedro de Alcântara; em 1937 é criado o Parque nº 2, no Campo Grande e, a 20 de Outubro de 1938, o Parque nº 3, na Tapada das Necessidades, hoje escola Fernanda de Castro.

Considerava Fernanda de Castro que para uma educação equilibrada, as escolas deveriam localizar-se no meio de Jardins, contactando as crianças directamente com a Natureza. 



Olaia florida na escola Fernanda de Castro



Durante esta cerimónia foi plantado definitivamente o abeto que esteve  na Praça da Armada durante a época natalícia. Foi também colocada uma placa com excerto de um poema de Fernanda de Castro, lembrando o envolvimento do Projecto Pampulha Cria Valor na realização deste evento.

Durante a cerimónia foi plantado um abeto  e colocada uma placa com o seguinte excerto de uma poesia de Fernanda de Castro:

A Árvore
Se   vires   uma   árvore,
e   se    fores      comigo,
faz, irmão, o que eu faço:
pára  e dá-lhe um abraço,
não  tens   melhor amigo.

Fernanda de Castro
1973



Sem comentários:

Enviar um comentário